A síndrome de Guillain-Barré, também chamada de doença de Guillain-barré ou de SGB, é uma condição médica relativamente grave e bastante peculiar. Nela, o sistema imunológico passa a atacar os nervos que fazem parte do sistema nervoso periférico, causando severos sintomas no paciente, como falta de reflexos e forte fraqueza muscular. Por ser causada por um problema no sistema imunológico do próprio indivíduo, a síndrome de Guillain-Barré faz parte das doenças consideradas autoimunes. A síndrome de Guillain-Barré é uma condição delicada, que precisa de acompanhamento médico constante por conta da grande fraqueza nos músculos do corpo, incluindo os que fazem parte do processo de respiração e dos batimentos cardíacos, fazendo com que o indivíduo entre em risco de vida e precise fazer o uso de respiração mecânica. Essa é uma doença capaz de causar a paralisia. Geralmente, a síndrome de Guillain-Barré se apresenta como um desenrolar ou uma complicação de algum processo infeccioso anterior, pelo qual o paciente pode ter passado. Doenças como zika vírus, dengue, sarampo e HIV, por exemplo, são consideradas capazes de acabar fazendo com que o paciente desenvolva a síndrome de Guillain-Barré. Existem diferentes níveis de agressividade para a síndrome de Guillain-Barré, e alguns pacientes podem apresentar sintomas menos agressivos. Entre as subdivisões da síndrome de Guillain-Barré temos a síndrome de Miller-Fisher e a Neuropatia sensório-motora axonal aguda, por exemplo.
A síndrome de Guillain-Barré não tem cura, sendo necessário fazer tratamentos que aliviem os sintomas e impeçam o avanço da doença. Por isso, é essencial que o diagnóstico dessa condição médica seja feito o mais rapidamente possível. Podem ser necessárias terapias complementares, como a fisioterapia, como forma de recuperar a força muscular, por exemplo.
Sintoma 1
Sintoma 2
Os sintomas da síndrome de Guillain-Barré começam por meio de uma dormência ou de um formigamento que é sentido nas extremidades do corpo, como as mãos e os pés. Os sintomas da síndrome de Guillain-Barré podem incluir, ainda: – dor lombar ou nas pernas; – fraqueza progressiva dos músculos, que surge de fora para dentro (primeiro as extremidades, depois os braços e pernas, depois o abdômen até atingir cabeça e pescoço); – redução ou ausência dos reflexos musculares; – pressão arterial baixa; – alterações da sensibilidade da pele; – cãibras constantes; – perda da coordenação motora; – arritmia; e – dificuldade para movimentar o rosto.
Vacina
Level Beginner
12 Lectures
Total: 5 Hours 56 Minutes 24 Seconds
This tutorial will help you learn quickly and thoroughly. Lorem ipsum is dummy text used in laying out print, graphic or web designs
This tutorial will help you learn quickly and thoroughly. Lorem ipsum is dummy text used in laying out print, graphic or web designs
A Doutora Mônica Mulatinho Possui graduação em medicina pela universidade federal do espírito santo(1994), especialização no trato com adolescentes em comportamento de risco pela adolescentro(2002), mestrado em especialização em educação sexual pelo instituto de sexologia e orientação familiar(2001), residência-medica pela hospital regional da asa sul(1995) e residência médica pelo hospital de base do Distrito Federal(1996).
(2 Review)
There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration.
There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration.