O resfriado é um tipo de infecção que acomete as vias aéreas superiores, com foco principal no nariz e na garganta. O resfriado comum é normalmente causado por um vírus comum, como o rinovírus, sendo que existem mais de 200 vírus que podem fazer com que um paciente desenvolva um resfriado. O resfriado é transmitido de forma fácil, sendo que o mero contato com partículas de saliva e secreções de uma pessoa que está resfriada é capaz de fazer com que novos pacientes desenvolvam essa condição. É por isso que é essencial manter uma boa higiene das mãos, por meio do uso constante de álcool gel, além de manter a circulação de ar em ambientes fechados, mesmo nos dias mais frios de inverno.
A principal diferença entre a gripe e o resfriado é que a gripe é causada por um grupo de vírus da família Influenza, que se divide em A e B. Dentro da família Influenza, temos todos os outros vírus associados à gripe, como o H1N1, por exemplo. Já os resfriados têm como agente causador mais de 200 tipos de vírus diferentes, que podem afetar o organismo causando esse grupo de sintomas que é bastante similar aos da família Influenza. São tantos vírus com capacidade de causar os resfriados e eles evoluem com tanta rapidez, que é comum que a mesma pessoa tenha mais de um resfriado por ano, além de não termos uma vacina contra resfriados. Outro ponto importante, na hora de diferenciar gripes e resfriados, é que os sintomas da gripe costumam ser mais severos e duram mais tempo para serem curados que os resfriados. Além disso, o vírus da gripe tem grande afinidade com o pulmão, podendo se alojar no órgão e causar complicações mais sérias, como a pneumonia, por exemplo.
Não existe um tratamento para o resfriado, já que não existem medicamentos que combatam o vírus de forma específica. O que ajuda um paciente a superar o resfriado são analgésicos e antitérmicos que acabam por aliviar os sintomas e ajudar o paciente no processo da doença, que é auto-limitada e costuma durar por apenas 7 dias. Vale lembrar que é recomendado ao paciente que está resfriado manter-se bem hidratado, repousar, proteger o rosto ao espirrar e tossir e também ter uma boa higiene das mãos, evitando passar o vírus para outras pessoas.
Sintoma 1
Sintoma 2
Entre os principais sintomas de resfriado, podemos destacar: – febre relativamente alta, que dura mais de três dias e está acompanhada de suor e calafrios; – dor de ouvido; – dor de garganta; – garganta irritada; – congestão nasal; – espirros; – tosse; – sono e mal-estar; e – dificuldade para respirar. Os sintomas do resfriado podem durar até 7 dias.
Vacina
Level Beginner
12 Lectures
Total: 5 Hours 56 Minutes 24 Seconds
This tutorial will help you learn quickly and thoroughly. Lorem ipsum is dummy text used in laying out print, graphic or web designs
This tutorial will help you learn quickly and thoroughly. Lorem ipsum is dummy text used in laying out print, graphic or web designs
A Doutora Mônica Mulatinho Possui graduação em medicina pela universidade federal do espírito santo(1994), especialização no trato com adolescentes em comportamento de risco pela adolescentro(2002), mestrado em especialização em educação sexual pelo instituto de sexologia e orientação familiar(2001), residência-medica pela hospital regional da asa sul(1995) e residência médica pelo hospital de base do Distrito Federal(1996).
(2 Review)
There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration.
There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration.